História

O projeto um Chute Para o Futuro foi criado pelo professor Ronaldo Cleber Cáceres, em 18 de dezembro de 2005, com 10 crianças no bairro Porto Belo. Foi através do esporte e com muita dedicação que Ronaldo e sua família resgataram várias crianças da rua, fazendo a diferença naquela comunidade. Hoje a ONG atende 240 crianças e adolescentes.
No início a sede era um campinho de chão, com traves de bambu, a cozinha era pequena e não havia espaço suficiente para nada, desde guardar os mantimentos até lugar para fazer as refeições. A estrutura era precária, e faltava verba para qualquer reforma ou construção. Apesar de serem poucas crianças, o projeto passava por dificuldades. Os pais dos adolescentes são voluntários e contribuem para as melhorias.
Até que uma amiga de Ronaldo e também nutricionista se encantou pela iniciativa do amigo e decidiu ajudar. O nome deste anjo é Karina Rigo, que teve a ideia de mandar uma carta contando a história do projeto para um programa de TV, foi ai que tudo mudou. O projeto “Um chute para o futuro” entrava no quadro “Um por todos, todos por um”, no Caldeirão do Huck que tinha como objetivo impulsionar e oferecer uma nova estrutura.
Depois de dois meses a produção do programa esteve na sede, para conhecer Ronaldo, suas ideias e as crianças. E o sonho virou realidade, foi construído um parquinho, o campo de vôlei, e o campo de futebol, a cozinha foi ampliada, a piscina que parecia um sonho, também foi reformada.
Assim Ronaldo, tinha tudo que precisava para trabalhar com as crianças. Era só pôr a mão na massa. Entretanto essa ONG continua a precisar de toda a colaboração possível, pois, os custos de manutenção do projeto são altos.